Início

TERRA UNA, em parceria com GAIA EDUCATION, apresenta "Educação Gaia: Design em Sustentabilidade”, programa associado à GEN (Rede Global de Ecovilas) e considerado contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2005-2014).


O Educação Gaia é um programa inovador, presente em mais de 40 países, que incentiva os participantes a desenharem sua atuação no mundo para gerar processos sustentáveis. Oferece um espaço de convivência e experiência de transição em quatro dimensões – Social, Econômica, Ecológica e Visão de Mundo –, estimulando tanto a responsabilidade individual como a ação coletiva. Sua metodologia baseia-se na necessidade da reflexão teórica aliada à experiência prática, incluindo aulas expositivas, dinâmicas vivenciais, saídas de campo, trabalhos em grupo sobre estudos de caso e estágios em instituições compromissadas com a sustentabilidade.

Lançado em 2005, o programa segue o currículo elaborado pelo GEESE – Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth – e obteve o endosso do Instituto para Treinamento e Pesquisa da ONU, que o reconheceu como contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2004-2014).

Atualmente realizado em oito estados brasileiros, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro o programa
 é coordenado pela ONG Terra Una – entidade que atua junto à temática de novos caminhos para a sustentabilidade. Em Belo Horizonte, esta será a segunda edição, realizada em parceria com o Instituto Casa Viva.

O programa é destinado pessoas interessadas na temática da sustentabilidade e na incorporação de práticas autorresponsáveis e conectadas com o meio ambiente em seu dia-a-dia. O curso é aberto a participantes de diferentes classes sociais e provenientes de qualquer ramo de estudo ou atuação. 


VIDEO APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA